Sabe aquela mania trazida pelo Facebook de pegar uma foto que nos interessa e dar zoom para ter maior visibilidade? Agora é possível também na rede social mais queridinha dos amantes de fotografia.

A funcionalidade, liberada gradualmente a partir desta quarta-feira (31), permite a opção de dar zoom em fotos e vídeos no feed de posts. A atualização chega junto com a versão do Instagram 9.2 e já está disponível para download para Android e iOS— usuários de iPhone devem recebê-la primeiro.

Tamanho máximo de fotos na rede social

Conforme a seção de ajuda do aplicativo, toda foto — cuja largura é de 320 a 1080 pixels — é compartilhada com a resolução original, respeitando a taxa de proporção entre 1,91:1 e 4:5 (altura entre 566 e 1350 pixels e largura de 1080 pixels). Caso não haja suporte para a taxa de proporção da foto, o sistema corta para ajustar ao quadro. Caso seja compartilhada uma foto com resolução menor, esta será aumentada para uma largura mínima de 320 pixels. Caso seja compartilhada uma foto com resolução maior, será reduzida para uma largura de 1080 pixels.

Incentivando publicações de fotos com maior qualidade na rede social, a mudança deixa o Instagram a um passo a frente do seu principal rival, o Snapchat. De acordo com os gerenciadores do app, quando um usuário compartilha uma foto no aplicativo, seja lá qual for o sistema operacional, a imagem é publicada com “a melhor qualidade de resolução possível (com largura de até 1080 pixels)”.