Você sabia que desde o ano de 2013 não se pode mais realizar um concurso dentro de uma rede social? Com a publicação da portaria 422 (que você pode ler aqui), foram adicionados e esclarecidos alguns pontos.

Vamos entender melhor… Toda promoção que envolva sorte precisa da Caixa Econômica Federal para acontecer, seja dentro ou fora das redes sociais. É necessário organizar o sorteios em média 40 dias antes da divulgação, e seu custo varia de acordo com o valor da premiação. Confira:

Após o pagamento do boleto, do envio dos documentos exigidos, e da aprovação, você pode divulgar livremente a sua promoção!

“Mas e os concursos culturais? É a mesma regra?” Não! Os concursos culturais são mais simples, basta respeitar as seguintes normas:

Não pode conter o nome da marca – O nome da marca não pode aparecer na chamada da promoção, só pode aparecer nos materiais de divulgação para identifica-la como autora da promoção. Também não é permitido que o participante tenha que elogiar ou responder alguma pergunta para poder participar.

  • Não se pode premiar com produtos da empresa – Se sua marca vende sapatos, o prêmio não pode ser sapatos.
  • Fazer alusão a datas comemorativas – Não se pode usar datas como dia dos namorados, dia das mães, e outros, para promover os concursos culturais.
  • Pagar (direta ou indiretamente) para participar da promoção – Ter que comprar algum produto, ou juntar embalagens para ter direito a concorrer não é permitido.
  • Pedir dados para o preenchimento de um cadastro – Não se pode exigir que o participante informe seus dados (nome, telefone, CPF, etc.) ou que tenha que receber e-mails da marca para participar.
  • Não pode acontecer dentro das redes sociais – Sim, pode usar das redes sociais para divulgar a promoção, porém os concursos culturais precisam de um hotsite para acontecer.

”E se eu não cumprir? O que acontece?” Multa no valor total da premiação. A marca também corre o risco de ficar 2 anos sem realizar nenhum tipo de promoção, em qualquer plataforma.

Sabe qual o próximo passo agora? Ligar para Infinito e investir no melhor planejamento para promoção da sua empresa! Tá esperando o quê?