Quando o consumidor não encontra o produto desejado é capaz de mudar de marca ou de estabelecimento. Isso gera perdas para a indústria, para o varejo e para o relacionamento com o consumidor. Pensando nisso, temos aqui 3 possíveis causas de ruptura para você ficar de olho:

  • Reposição – A ruptura pode estar relacionada com o estoque da loja, quando o produto existe mas não houve a reposição na gondola. A desorganização pode impactar na reposição. É necessário estar atento a quantidade de produtos na prateleira e aos dias de reabastecimento.
  • Estoque virtual – Isso indica que tem o produto mas ele não está na prateleira. Isso ocorre pela falha no controle interno. Um bom exemplo é quando o consumidor compra cinco sabonetes de fragrâncias diferentes e os mesmos são registrados como uma só fragrância. Acaba tendo uma diferença dos produtos que estão na prateleira e no estoque virtual.
  • Campanhas mal planejadas– As campanhas servem para impulsionar as vendas e dar maior visibilidade para a marca, mas também podem ser causadoras de rupturas. É preciso saber o objetivo da campanha e o que ela pode gerar. Além do cuidado com o estoque do produto em questão, também deve ter atenção com os produtos complementares. Por exemplo, se o macarrão entrar em promoção, o estoque dos molhos e queijo ralado devem estar dispostos a atender a demanda, para que o cliente não busque por eles em outro estabelecimento.

A Infinito tem 30 anos de mercado com foco no PDV, entre em contato conosco que iremos ajudar a resolver essa situação.