A Endeavor separou três tópicos primordiais para que o seu público-alvo tenha uma ótima visão da sua marca, e nós achamos importante compartilhar. O primeiro passo é construir o código genético da sua empresa. Você pode pensar nele em 3 dimensões:

1) Proposta de valor

A proposta de valor nada mais é do que a sua essência. Por exemplo, a proposta da Coca-Cola é “compartilhar momentos felizes”. E a proposta da sua empresa, qual seria? Vale lembrar que essa construção é algo duradouro, que não acaba de um dia para o outro. Nessa hora você também define os pilares racionais e emocionais que quer trabalhar na sua marca.

2) Posicionamento

É nessa hora que você pensa no seu público-alvo. Quem são as referências do setor, o que eles estão fazendo, o que eles fazem nos momentos de lazer, quais os hábitos de consumo e por aí vai. Depois de ter todos esses dados, é hora de definir seu diferencial ou, em outras palavras, o que faz da sua empresa única.

Em alguns casos, esse posicionamento de marca pode ser de médio prazo. Tudo isso vai ser ditado pelo mercado em que o seu negócio está inserido, já que o posicionamento serve para te colocar ao lado dos seus concorrentes.

3) Propósito

O que sua empresa está construindo para tornar o mundo um lugar melhor? Aqui, podemos analisar 3 ondas que moldaram muitas empresas ao longo dos anos. A primeira era focada em surpreender e criar o awareness da marca. Durante a segunda, o cenário já tinha mudado um pouco e as marcas queriam construir relevância para o mundo, apelando para conexões emocionais e valor. A terceira onda é a que vivemos atualmente, dentro da qual as marcas têm um propósito forte e definido, com uma comunicação que quer engajar pessoas e criar um ecossistema.

Em resumo, para criar valor, você precisa saber para onde quer ir. Uma boa forma de descobrir esse posicionamento pode ser por meio das redes sociais ou, até mesmo, através de embaixadores da marca. Quem são as pessoas que melhor representam a sua marca? Leia o texto completo aqui.

Já pensou, daqui a alguns anos, a sua marca com mesmo desempenho da Nike ou da Coca-Cola? Bem, tudo vai depender de como você olha para a sua marca hoje!

Do planejamento ao operacional, a Infinito oferece diversos serviços para você se destacar entre seus concorrentes. Grandes marcas como Claro, Coca-Cola, P&G, 99Taxis, entre outras, se destacaram no mercado ao se aproximarem dos seus consumidores com ações criadas e executadas pela Infinito. Confira esses cases clicando aqui!

E você, vai ficar de fora? Que tal batermos um papo?